Vitor Britto

Desenvolvedor Web

Tema:

Iniciando os estudos com JavaScript

Saudações!

Estarei compartilhando um método simples e eficaz para que você inicie os estudos com a linguagem JavaScript. Entretanto, antes mesmo que você continue a leitura deste artigo, me permita fazer um pequeno disclaimer.

O idioma inglês se faz necessário para executar os passos a seguir e será utilizado o Firefox para executar/praticar os códigos. De toda forma, fique a vontade para utilizar o navegador de sua preferência. O importante é que os códigos sejam praticados. Ok?

Vale frisar também que, mesmo com o esforço em contribuir com materiais em português, o idioma inglês é muito importante na área de TI, assim como para o desenvolvedor/programador que esteja em busca do constante crescimento na sua profissão.

Se você pretende ingressar nesta área, entenda que o idioma dominante é o inglês e você precisa dele para ser bem sucedido.

Podemos prosseguir?

Uma breve história

Quando tive o primeiro contato com a Internet, em meados de 1994, fiquei fascinado. Logo meus vícios eram:

  • Criar Scripts para mIRC;
  • jogar Duke Nukem online;
  • e navegar na Web.

Então o JavaScript apareceu na minha vida

No final do ano de 1997 "conheci" o JavaScript. Confesso que foi por acaso! Visitei uma homepage e a janela começou a tremer. Resolvi comentar com alguns amigos sobre o ocorrido e um deles (o mais Nerd de todos) disse ser o DHTML. O mesmo me falou para clicar com o botão direito do mouse na janela do navegador (já na tal homepage) e selecionar a opção View Source Code.

Então, chegando em casa, fiz exatamente o que o colega me falou. Um emaranhado de números e letras surgiram na minha frente e, é claro, tive o meu primeiro contato com o HTML, CSS e JavaScript.

Obviamente, eu não sabia o que eram esses caras. Eu não entendia como aquilo funcionava. Não sabia porque a tela tremia, porque um alerta era exibido, porque o cursor do mouse deixava rastros coloridos ou porque tantos outros comportamentos interessantes e "estranhos" no browser aconteciam.

A única coisa que eu tinha em mente era: "Eu quero aprender a fazer isso!".

Foi difícil no começo, mas eu não desisti

Um dos motivos em compartilhar o conhecimento que obtive durante todo esse tempo, é porque entendo como é complicado iniciar os estudos na área da programação, sem ter a menor ideia de como funciona ou ter algum contato prévio com disciplinas que tratam especificamente da lógica, dos algoritmos e da estrutura de dados.

Na minha época, o material era o código fonte. Livro? Rede social? Curso online? Esqueça! Sem falar que os materiais eram dispersos e difíceis de encontrar. Notepad e Netscape eram meus melhores amigos nesta jornada. Somente depois de alguns meses, encontrei o JavaScript Kit.

Alguns anos se passaram

Ingressei na faculdade de Análise de Sistemas e, com o networking, ficou mais fácil dar continuidade aos estudos. Tudo começou a fazer mais sentido. Não somente, conhecer o Unix e a linguagem C foram fatores importantes para o meu crescimento.

Você deve estar se perguntando: "E cadê o JavaScript?".

Calma jovem Jedi! Eu percorri todo esse caminho para lhe mostrar que, há 17 anos, era muito difícil encontrar material relacionado ao JavaScript. Diferente de hoje, onde existem muitas possibilidades e meios de pesquisa à sua volta para garantir um aprendizado sólido e eficaz com esta linguagem.

Iniciando a sua jornada com JavaScript

Eu darei o mapa e você vai se aventurar para encontrar o tesouro. Vai depender exclusivamente de você para garantir o sucesso no aprendizado. Ok?

Pois bem! Vou listar um programa de 4 passos para você que deseja iniciar os estudos em JavaScript.

Não faremos um caminho cansativo e complicado, não haverá leitura de livros ou artigos. Será o Guia do MDN, o Firefox (ou o seu navegador preferido) e você!

Regra básica e obrigatória: é preciso disciplina e força de vontade.

Então, vamos as etapas envolvidas neste processo.

  1. Estabeleça uma metodologia
  2. Prepare o ambiente de estudos
  3. Não tenha medo de errar
  4. Compartilhe a sua evolução

Estabeleça uma metodologia

No artigo "Experimente Experimentar", menciono uma metodologia que estou utilizando há algum tempo para exercitar, experimentar e praticar conceitos novos e antigos com relação às linguagens de programação, as quais fazem parte da minha rotina de trabalho e experimentos. O importante é que você estabeleça uma metodologia própria para os seus estudos e que esteja de acordo com a sua rotina. Não atropele as demais atividades do dia e nem deixe que estas atividades atropelem os seus estudos.

Prepare o ambiente de estudos

  • Reserve um espaço tranquilo e que mantenha você concentrado.
  • Salve uma playlist com músicas do seu agrado e deixe a caneca de café por perto (opcional).
  • Faça o download da última versão do Firefox e instale-o (opcional).
  • Acesse o Guia do MDN.

Não tenha medo de errar

Realizou os procedimentos acima? Então comece a ler o material e pratique TODOS os códigos dos exemplos de acordo com as dicas do Guia MDN ou da maneira que se sentir mais confortável no seu navegador preferido!

O mais importante: não tenha medo de errar e TESTE novas possibilidades. Não fique somente no feijão com arroz.

Compartilhe sua evolução

Compartilhe o que aprendeu e solicite o feedback de outros colegas. Afinal, é válido buscar outras opiniões e possíveis soluções. Entretanto, quando o fizer, deixe pública a sua dúvida. Nem sempre "aquele colega experiente" estará disponível para lhe dar um feedback via inbox.

Deixando sua dúvida em um grupo ou fórum, as chances em obter mais feedbacks é bem maior. Não concorda?

Não fique com receio em alguém lhe dizer algo mais ríspido ou que se torne frustrante para você. Seja paciente e acredite na sua capacidade. Assim como você, todos eles também começaram do zero. Inclusíve eu (como você pôde perceber mais acima)!

Errar é um processo natural e que eleva o nível de aprendizado. Confie em você e no seu potêncial!

Seja parceiro do JavaScript

Se você quer aprender JavaScript, deve esquecer o jQuery e qualquer outra ferramenta que atue como um elemento "facilitador" no início da jornada. Dê um passo de cada vez e mantenha os estudos constantes. Uma vez que você entenda o universo JavaScript, fica muito mais fácil para manusear e explorar no futuro as suas libs, plugins, frameworks e afins.

Bons estudos e até a próxima! =]

Vitor Britto

Full Stack Web Developer, extremamente apaixonado pelo seu trabalho (e Unix). Descobriu o mundo dos códigos há quase duas decádas e mantém a mesma paixão desde o primeiro dia dessa descoberta. Trabalha como freelancer full time há quase 4 anos desenvolvendo projetos voltados para a web. Também direciona boa parte do seu tempo para pesquisas, desenvolvimento de projetos open-source e escrever os artigos aqui publicados.