Vitor Britto

Desenvolvedor Web

Tema:

Um universo de APIs

Saudações!

Assim como a prática na programação ajuda os desenvolvedores a evoluírem suas habilidades, a pesquisa é uma ação que também necessita de prática. Criando o hábito da pesquisa, encontrar soluções para possíveis problemas tornam-se muito mais fáceis.

Sempre indico o MDN para consultas, estudos e referências. É uma excelente e confiável fonte para estudos de tecnologias voltadas para a web.

Nota: Recentemente desenvolvi um módulo para Node onde é possível realizar consultas no MDN. Não preciso comentar que contribuições e sugestões são bem vindas, não é? Ops, comentei! =P

Quando estamos lidando com o JavaScript no client-side, diversas APIs estão a nossa disposição. Neste artigo, darei algumas dicas sobre como consultar e estudar tais APIs.

Então, vamos as dicas

Mesmo antes de consultar uma documentação, é importante saber como funciona o mecânismo de busca e o padrão utilizado para sua organização. Do contrário, você pode se perder no meio do caminho. Apesar de ser muito difícil que isso aconteça no MDN (se perder), não custa dar uma breve orientação.

Realizando uma consulta rápida

Se a sua intenção é realizar uma consulta rápida para uma determinada API, o MDN dispõe de um index com todas as APIs disponíveis, não padronizadas, experimentais e, até mesmo, as obsoletas.

Visite: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API

Análises direcionadas para um conjunto de APIs

Se pretende orientar seus estudos/análises a um conjunto de APIs, o MDN também facilita a sua pesquisa para este caso.

Visite: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/Reference/API

Centralizando as consultas em um local

Por alguns meses utilizei o Dash. É uma excelente ferramenta (App Mac only) para consultas de documentações e obteve um crescimento surpreendente com a nova versão. Infelizmente, ele não se deu bem com o meu querido MacBook White (2009). Sendo assim, voltei para o DevDocs.

O DevDocs não deixa a desejar e quebra um galho tremendo nas minhas consultas diárias. Além disso, oferece um index com todas as APIs e uma relação destas APIs agrupadas por casos de uso.

Nota: há algum tempo desenvolvi um simples plugin para realizar pesquisas no DevDocs através do Sublime 2/3. Fique a vontade para… já sabe o resto né? =P

Visite: http://devdocs.io/dom/

Bons estudos e até a próxima! =]

Vitor Britto

Full Stack Web Developer, extremamente apaixonado pelo seu trabalho (e Unix). Descobriu o mundo dos códigos há quase duas decádas e mantém a mesma paixão desde o primeiro dia dessa descoberta. Trabalha como freelancer full time há quase 4 anos desenvolvendo projetos voltados para a web. Também direciona boa parte do seu tempo para pesquisas, desenvolvimento de projetos open-source e escrever os artigos aqui publicados.